O Sabores do Sangue é o primeiro blog em língua portuguesa que trata especificamente sobre filosofia vampírica.
O crescente número de publicações sobre vampirismo que presenciamos nos último anos foi o elemento que motivou a criação do blog. Principalmente pelo fato de grande parte dessas publicações, não importando a sua popularidade, afastarem-se bastante dos elementos fundamentais que envolvem o vampirismo. Nosso objetivo no entanto não é criticar essas publicações em defesa de uma pureza daquilo que historicamente vem sendo identificado como próprio do universo vampírico. Pelo contrário, achamos muito positivo que novos elementos estejam sendo explorados sobre o tema e que novos leitores e estudiosos estejam se interessando. No entanto, é fundamental que haja um espaço onde todas essas idéias possam ser abordadas com um mínimo de reflexão.
Uma das melhores formas de discutir sobre o tema é através da filosofia vampírica. O termo teve origem nos Estados Unidos e pode ser entendido basicamente de duas maneiras: primeiro, buscando entender os vampiros da perspectiva da própria filosofia humana; e segundo, entendê-los do seu próprio ponto de vista. Essa análise é possível devido a complexidade dada pelos mitos, pela literatura e pelo cinema ao universo vampírico.
É uma tarefa nada fácil, mas também é um ótimo e divertido exercício mental, que além disso, possibilita uma reflexão sobre a próprio humana. Talvez essa reflexão seja a causa do fascínio causado por essas criaturas. Suas maldições e seus dons de alguma forma estão em paralelo com a própria condição do homem.